sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Leon Cakoff e Mostra Internacional de Cinema ganham homenagem da TV Cultura, num dos programas mais emocionantes de 2011


Com depoimentos de cineastas, jornalistas e público, o programa especial que a emissora exibiu com ótimo IBOPE neste domingo (30/10) reconstrói a história do festival e a biografia de seu já tão saudoso criador

Por Ovadia Saadia, de SP

Publisher

São Paulo, 28 de outubro de 2011 – A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começou em 1977, época em que a censura esganava a liberdade artística. Na programação, havia pouco menos de duas dezenas de produções. E a mão-de-obra era de responsabilidade de poucos, se não de uma ou outra pessoa. Hoje, 35 anos depois, o festival traz filmes às centenas, aglutina apoiadores e parceiros do Brasil e do mundo, e prova que foi decisivo por transformar o paulistano no público mais cinéfilo do Brasil.

De um ponto ao outro, há muitas histórias, sobretudo as que envolvem seu criador, o jornalista Leon Cakoff, morto no último dia 14, vítima de câncer. Por isso, a TV Cultura resolveu garimpá-las – com a 35ª edição em andamento - em um programa especial que foi brilhantemente exibido neste domingo (30/10), às 20h30, na tela da Cultura. Classificação indicativa: 16 anos.. Aguardem reprise.

Intitulado A Mostra, o documentário é estruturado basicamente por imagens de arquivo e depoimentos de cineastas, críticos e público, a maioria próxima de Cakoff e testemunha dos seus feitos. Na lista, Fernando Meirelles, Bráulio Mantovani, Ugo Giorgetti, André Sturm, Laís Bodanzky, Eliane Caffé, Carlos Reichenbach, Caio e Fabiano Gullane, Esmir Filho, Di Moretti, Ubiratan Brasil, Luiz Zanin, Hubert Alqueres, Rubens Ewald Filho, Cao Hamburger, Paulo Morelli e Tata Amaral.

O vídeo resgata momentos históricos do festival, como a importação de filmes por malas diplomáticas de embaixadas e consulados em plena ditadura militar; a vinda de Quentin Tarantino, até então desconhecido pelos brasileiros, para a 16ª. edição; a amizade de Leon com Abbas Kiarostami; a influência da Mostra para realizadores e produtores; e o seu futuro.

A direção geral é de Helio Goldsztejn; direção e roteiro, Sonia Guimarães; e produção executiva, Eneida Barbosa e Mariana Guarnieri.



Nenhum comentário:

Postar um comentário